sobre a Galeria Espaço Piloto
A GALERIA ESPAÇO PILOTO, um equipamento cultural do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, foi criada em 2005.
Sua programação, definida por meio de edital público, tem o objetivo de promover a circulação e a difusão da produção contemporânea de artes visuais em Brasília – DF, contribuir para a formação de estudantes de artes e para a formação de público. Um Conselho Curatorial, homologado pelo Colegiado do Departamento de Artes Visuais e composto por professores do quadro efetivo e um representante escolhido entre artistas e curadores do Distrito Federal e Entorno, faz a seleção dos trabalhos inscritos.
Compõe a programação, ainda: exposições coletivas dos estudantes formandos dos cursos Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais e Teoria, Crítica e História da Arte e exposições dos estudantes do Programa de Pós-graduação em Arte, além de exposições e eventos financiados por recursos públicos e/ou projetos que atendam a missão da Galeria de atuar como um agente cultural agregador de práticas e reflexões críticas para as diversas linguagens das artes visuais e suas interfaces.
O escultor Miguel Simão foi o primeiro coordenador, sucedido por Nivalda Assunção, Cecília Mori, Cayo Honorato, Denise Camargo e Karina Dias, atual coordenadora.
A equipe da Galeria, composta por estagiários, bolsistas e colaboradores voluntários, desenvolve ações artísticas e culturais e atua na gestão de exposições e eventos, nas áreas de projeto, produção, expografia e montagem, acessibilidade, relações institucionais, assessoria de comunicação e divulgação.